quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Resposta às famílias das vítimas
Falando de pessoas e não de números

Hoje recebemos o primeiro contato de uma das famílias atingidas pela violência. Confesso que senti um calafrio ao ver quem assinava o comentário, pois me senti, como nunca desde que começamos este movimento, próximo da sua realidade .
Corri os olhos pela mensagem, sem lê-la, indo diretamente à assinatura. Ao ler o nome desses familiares, que estão vivos e por isso sofrem; enxergando-os como pessoas donas de uma perda que não tem tamanho, senti pela primeira vez que talvez tivesse errado em usar o nome de seu pai e esposo no nosso movimento. Mas ao ler o conteúdo da sua mensagem me convenci, e acho que definitivamente, que estamos no caminho certo.
Peço licença à família que nos contactou, e publico aqui as linhas que foram deixadas no blog. E aproveito para deixar a resposta que lhes mandei, pois a mesma vale como uma prestação de contas para todas as famílias das vítimas que forem lembradas por nós em nosso movimento.


Mensagem de Carmen Levek
"Julian e Bianca
Parabéns pela iniciativa. Agradecemos a sua forma de carinho e respeito pelas vítimas da violência. Peço que nos avisem, pois queremos participar com vocês desse movimento.
Com muito carinho,
Carmen , Karine ,Kamile e Daniel
(esposa e filhos de José Sérgio Levek)"


Nossa resposta
Olá Carmem,
imaginar qual seria a reação das famílias das vítimas, em especial das que tiveram pinturas em destaque, tem sido algo que ocupou nossos pensamentos desde o primeiro momento. Incapazes de prever qual seria a reação, passamos por cima do receio e fomos adiante, mesmo cientes de que estaríamos usando o nomes de pessoas que eram muito importantes a seus familiares. Fizemos isso pois acreditamos fortemente que essas mortes não podem - e não devem - ser esquecidas. Não queremos encontrar utilidade nelas, mas sim, tentar fazer com que sirvam de exemplo e toquem o sentimento e a consciência daqueles que nunca pensaram em sofrer tamanha perda. Porque Carmem, acredite, um dos grandes estímulos da violência é a indiferença e o descaso.
Ficamos muito contentes em saber da sua aprovação e do seu desejo de participar conosco deste movimento.
E finalmente, certos de que pessoas como nós e vocês andam na mesma direção - ainda que por vezes, em caminhos diferentes -, nos desculpamos por não termos nos comunicado antes e aguardamos a todos vocês de braços abertos.

Um grande abraço,
Julian e Bianca

4 comentários:

EduOliveira disse...

Julian e Bianca
parabéns pela iniciativa ... que a idéia se alastre pelo brasil ...
esta semana, por muito pouco, o nome do meu sogro não foi candidato a ser pintado no portão da casa dele, depois de um assalto parecido com o que sofreu José Levek
abraços
Eduardo Freitas Oliveira

Unknown disse...

Julian/Bianca,

Muito louvável a iniciativa de vcs!
Infelizmente, casos como este do Sérgio Levek tem sido uma rotina em nossa cidade. E a nossa "segurança" aonde está? Apenas aguardando que a sociedade faça manifestações públicas (como a de vcs) para que sejam tomadas atitudes/providências? Até qdo teremos que nos mobilizar? Pagamos impostos (os mais altos do planeta) para que?
Perdemos um amigo e o que nos resta agora? Apenas clamar por "justiça". Não somente pelo Sérgio Levek que se foi, mas por nós que aqui ficamos. Resta-nos suplicar a Deus para que amanhã não estejamos na mesma situação do Sérgio.
Aliás, já se passaram 14 dias do crime e até agora, nada.
O que as autoridades estão aguardando? Que façamos uma passeata pela cidade pedindo "justiça", convocando toda a imprensa? Que pintemos muros e calçadas por toda a cidade? É somente deste jeito que as coisas funcionam.
Perdemos um amigo que, por absoluta falta de segurança, tentou resolver "a seu modo" uma situação da qual apenas foi vítima, naquele momento tentou ele resgatar seus direitos de pessoa íntegra, pai de família, dígna, trabalhadora, honesta e amiga.

Abraços.

Celso e Família

Anônimo disse...

Julian e bianca,

Parabéns pela iniciativa, e sugiro que vcs façam uma comunidade no orkut sobre este movimento para aumentar a sua divulgação.

Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa.