segunda-feira, 17 de setembro de 2007


Ação na Praça Zacarias
28 marcas para não esquecer tão cedo.

Neste domingo (16/09) fizemos uma nova ação de pinturas. Nela, marcamos os nomes das últimas 28 vítimas da violência na Grande Curitiba. Lembramos, com tristeza, que estas são apenas as vítimas registradas pela imprensa. Sabemos que existem mais, porém não sabemos quem são.
A pintura transcorreu, como das outras vezes, pacificamente. Agradecemos mais uma vez a gentileza e educação da Guarda Municipal que, compreensiva com nosso ato, permititu que tudo ocorresse tranquilamente.
Agradecemos também a presença de todos os que foram ajudar; alguns pintando, outros nos dando o apoio e o conforto de sua presença. Um agradecimento especial à Olinda Teles por sua inestimável ajuda na negociação junto à guarda Municipal. Obrigado Léo e Edi, Renata e Fernanda, Gilda, Djalma e Siça, Carla e Julian; e um agradecimento muito especial à Adriana Oliveira que - sem sequer nos conhecer - chegou com muita vontade de ajudar e botou a mão na tinta.
Esperamos que a população, ao ler os nomes das 28 pessoas que morreram nas mãos da violência, lembrem-se delas como vidas, que foram interrompidas e desperdiçadas por atos que não devemos permitir que se repitam.
Até a próxima.

15 comentários:

Anônimo disse...

idéia mais q perfeita.
parabéns!

Anônimo disse...

Fui viajar no final de semana e apenas hoje fiquei sabendo do protesto. Gostaria de me unir e também pedir uma força para fazer outros protestos. Bem, deixa eu me identificar, sou Silmara de Abreu Szacowski, minha irmã Suzana de Abreu Szacowski, foi morta dia 15 de julho de 2007. Os amigos foram buscá-la para ir até uma festa temática, “festa do pijama", depois foram até um cachorro quente quase esquina com a Avenida Brasília, depois ninguém sentiu falta dela, uns dizem que ela foi embora sozinha e outros falam que ela estava até o final com amigos. Ela foi estrangula e depois deram vários golpes na cabeça dela com uma pedra de paralelepípedo. Até agora o caso não foi solucionado. Esses monstros ainda continuam a solta e podem fazer isso com outras adolescentes. A bolsa também sumiu com todos seus pertences. Por favor, me ajudem. Estou querendo fazer um protesto neste sábado no local que ela faleceu. Como posso entrar em contato com vocês para conversarmos melhor sobre o assunto? Podem passar seu telefone por depoimento no orkut? Assim eu entro em contato para conversarmos melhor. Lembrando que o protesto que quero fazer é para todos os crimes que estão acontecendo em Curitiba e cidade metropolitana. Obrigada.

Ta Siqueira disse...

Muito boa a idéia de vocês...Ouvi falar algo alguns dias atrás, mas não cheguei a conhecer o trabalho, o Dirk me enviou o link do blog e agora estou aqui para parabeniza-los por este ato tão grandioso, pois realmente as coisas não estam nada boas aqui em Curitiba, ou melhor, no Brasil inteiro, o que podemos perceber é que a maioria das pessoas não se importam com nada que não seja do interesse delas,e isso é bastante triste e preocupante!
Então pessoas como vcs só engrandessem e resgatam ideias de que não podemos viver no descaso, e sim estar sempre em busca de justiça, não deixando cair no esquecimento casos como o do garoto que morreu por pegar bambu em um terreno baldio, ou como o caso de meu namorado, WILLIAM, que foi morto um mês atras 15/08/07, assassinado com um tiro na cabeça covardemente em um assalto a um onibus que iria ate São Paulo, junto a ele um guia e um motorista do onibus tbm morreram, até agora nada de concreto foi feito, a DFR, diz q tem linhas de investigação mas não nos mostram reais soluções! Queremos justiça!! não podemos deixar que caia no esquecimento..inclusive este fim de semana que passou(15/09) fizemos uma passeata no centro da cidade pedindo por justiça e pela paz!...um dos dizeres que gritavamos era..." justiça, paz, morte não dá mais!"..e é isto mesmo, estamos cansados de tantas mortes, de tantos homicídios,latrocinios, etc., tds sem solução...algo deve ser feito!!

desculpe por escrever algo tão grande aqui neste comentario, é que não encontrei nenhum local apropriado!!

ahh gostaria também que vcs incluissem o nome do meu namorado dentre os listados no blog..

o nome dele é WILLIAM THOMAS CASTILHO DOS SANTOS, morto dia 15/08/07, e meu nome é Tamara Siqueira...

vou deixar-lhes o link do meu orkut para que, caso desejem, entrem em ctto!!
Abraços TAMARA
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14335754390910370676

Gabriel disse...

é isso aí. na próxima estaremos juntos. abraços,

edelayne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edelayne disse...

Caros Julian e Bianca,
Cheguei ao blog de vcs pq sou amiga da familia de Jose Sergio Levek e busco noticias diariamente, na esperanca de que alguma justica seja feita.
Confesso estar extremamente emocionada e instigada pelo que encontrei aqui.
Estou fora do pais, mas gostaria imensamente de ser parte de uma iniciativa tao nobre e louvavel qto essa. Segue minha contribuicao ... http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39343790&refresh=1.
Terei prazer em divulgar e apoiar o trabalho de voces.
Meu respeito e admiracao,
Edelayne

Anônimo disse...

Olá Pessoal,

Quero manifestar minha satisfação em ver a sociedade reagindo aos problemas que parecem só encomodar a nós, cidadãos honestos cujo trabalho se destina a pagar o salário deste governo corruPTo. Saibam que o que fazem é merece nossa maior gratidão e apoio. Vamos chamar a atenção de toda a sociedade para que acordem e se unam para melhorar este país..

Continuem com a mesma força!

Anônimo disse...

Impressiona-me o crescente espaço destinado à violência nos meios de comunicação.
Catástrofes, tragédias e agressões, recorrentes como chuvaradas de verão, compõem uma pauta sombria e perturbadora.
A violência não é uma invenção da mídia.
Mas sua espetacularização é um efeito colateral que deve ser evitado.
Não se trata, por óbvio, de sonegar informação.
Mas é preciso contextualizá-la.
A overdose de violência na mídia pode gerar fatalismo e uma perigosa resignação.
Não há o que fazer, imaginam inúmeros leitores, ouvintes, telespectadores e internautas.
Acabamos, todos, paralisados sob o impacto de uma violência que se afirma como algo irrefreável e invencível.
E não é verdade.
Podemos, todos, jornalistas, formadores de opinião, estudantes, cidadãos enfim, dar pequenos passos rumo à cidadania e à paz.
Os que estamos do lado de cá, os profissionais da mídia, carregamos nossas idiossincrasias.
Sobressai, entre elas, certa tendência ao catastrofismo.
O rabo abana o cachorro.
O mote, freqüentemente usado para justificar o alarmismo de certas matérias, denota, no fundo, a nossa incapacidade para informar em tempos de normalidade.
Mas, mesmo em épocas de crise (e estamos vivendo uma gravíssima crise de segurança pública), é preciso não aumentar desnecessariamente a temperatura.
O jornalismo de qualidade reclama um especial cuidado no uso dos adjetivos.
Caso contrário, a crise real pode ser amplificada pelos megafones do sensacionalismo.
À gravidade da situação, inegável e evidente, acrescenta-se uma dose de espetáculo.
O resultado final é a potencialização da crise.
Alguns setores da mídia têm feito, de fato, uma opção preferencial pelo negativismo.
O problema não está no noticiário da violência, mas na miopia, na obsessão pelos aspectos sombrios da realidade.
É cômodo e relativamente fácil provocar emoções. Informar com profundidade é outra conversa.
Exige trabalho, competência e talento.
O que eu quero dizer é que a complexidade da violência não se combate com espetáculo, atitudes simplórias e reducionistas, mas com ações firmes das autoridades e, sobretudo, com mudanças de comportamento.
Como salientou o antropólogo Roberto da Matta, “se a discussão da onda de criminalidade que vivemos se reduzir à burrice de um cabo de guerra entre os bons, que reduzem tudo à educação e ao “social”; e aos maus, que enxergam a partir do mundo real: o mundo da dor e dos menores e maiores assassinos, e sabem que todo ato criminoso é também um caso de polícia, então estaremos fazendo como as aranhas do velho Machado de Assis, querendo acabar com a fraude eleitoral mudando a forma das urnas.”
O que critico não é a denúncia da violência, mas o culto ao noticiário violento em detrimento de uma análise mais séria e profunda.
Precisamos, ademais, valorizar editorialmente inúmeras iniciativas que tentam construir avenidas ou ruelas de paz nas cidades sem alma.
A bandeira a meio pau sinalizando a violência sem fim não pode ocultar o esforço de entidades, universidades e pessoas isoladas que, diariamente, se empenham na recuperação de valores fundamentais: o humanismo, o respeito à vida, a solidariedade.
São pautas magníficas. Embriões de grandes reportagens. Denunciar o avanço da violência e a falência do Estado no seu combate é um dever ético.
Mas não é menos ético iluminar a cena de ações construtivas, freqüentemente desconhecidas do grande público, que, sem alarde ou pirotecnias do marketing, colaboram, e muito, na construção da cidadania.
A violência está aí.
E é brutal.
Mas também é preciso dar o outro lado: o lado do bem.
Não devemos ocultar as trevas.
Mas temos o dever de mostrar as luzes que brilham no fim do túnel.
A boa notícia também é informação.
E, além disso, é uma resposta ética e editorial aos que pretendem fazer do jornalismo um refém da cultura da violência.

Unknown disse...

Só quero enfatizar que não podemos confundir essa ATITUDE “PINTANDO A VIOLÊNCIA” com um movimento que acredita na vingança contra a violência, pois esse não é o foco dessa manifestação, e sim de conscientizar a população que devemos agir nos focos da violência. Uma das formas seria agindo nas crianças ou até mesmo nos adolescentes, pois dessas crianças e adolescentes usuários de drogas e ou revoltados com a sociedade surgem a maioria dos ladrões e sucessivamente tornam-se assassinos.
Eu acredito que a violência não se combate com mais violência e sim com atitudes humanas em prol da paz.

UM FORTE ABRAÇO!!
¬¬

Anônimo disse...

http://markonzo.edu inactivated feelow http://forums.maniacalragepodcast.com/users/2660 http://blog.bakililar.az/airpurifiers/ alcatel http://www.mypage.com/tempurpedic/weblog http://blog.bakililar.az/keno/ roads http://www.rottentomatoes.com/vine/showthread.php?p=17358828 http://aviary.com/artists/tempurpedic-com reprimanded yellowpages

Anônimo disse...

Вот еще немного ссылок на тему, 0629 Сайт Знакомств

Секс Для Удовольствия - http://grayulric.dousetsu.com
Секс Видио Чат Онлайн - http://gilzane.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Мариуполе - http://eltonjarrod.dousetsu.com
Вирт Знакомства Чат - http://brianleroy.dousetsu.com
Секс Игры Для Мобильного - http://grahamcedric.dousetsu.com
Онлайн Секс Чат Девушки - http://jacksonerasmus.dousetsu.com
Знакомства Через Веб - http://nolanmacaulay.dousetsu.com
Красноярский Сайт Знакомств - http://mylesmicah.dousetsu.com
Девушки Для Секса Ярославль - http://kaseemraja.dousetsu.com
Самые Большие Сайты Знакомств - http://peterdieter.dousetsu.com
Фото Знакомства Женщины - http://wayneyoshio.dousetsu.com
Сайт Знакомств От 50 Лет - http://jakeememerson.dousetsu.com
Знакомства Лучшие - http://brennanknox.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://berkchanning.dousetsu.com
Реальные Встречи Для Секса - http://lucianorson.dousetsu.com
Знакомства Сегодня - http://clarkeburton.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Полных Людей - http://guytyrone.dousetsu.com
Ищу Девушку Для Виртуального Секса - http://marshallconan.dousetsu.com
Оральный Секс Для Девушки - http://abelbenjamin.dousetsu.com
Откровенные Знакомства - http://clintonmalik.dousetsu.com
Знакомства В Москве И Московской - http://isaacdriscoll.dousetsu.com
Донецкий Сайт Знакомств - http://stoneblaze.dousetsu.com
Девушки Для Секса В Уфе - http://hoyttanner.dousetsu.com
Знакомства Mail Ru Без Регистрации - http://yulinicholas.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Эстонии - http://hedleymicah.dousetsu.com
Видео Позы Секса Для Беременных - http://kieranoleg.dousetsu.com
Фото Мужчин С Сайта Знакомств - http://baxterciaran.dousetsu.com
Юины Для Секса - http://colthoward.dousetsu.com
Зеленоградский Сайт Знакомств - http://tanekjonas.dousetsu.com
Хочу Познакомиться С Итальянцем - http://borisalec.dousetsu.com
Tatar Сайт Знакомств - http://rajanigel.dousetsu.com
Движок Знакомств - http://masonslade.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://rudyardroth.dousetsu.com
Замужние Женщины Для Секса - http://ezekieluriah.dousetsu.com
Секс Для Oblivion - http://rashadezekiel.dousetsu.com
Секс Чат Майл - http://jerryemery.dousetsu.com
Давай Познакомимся Стихи - http://ericmarshall.dousetsu.com
Возраст Для Первого Секса - http://dillonoleg.dousetsu.com
Сервер Знакомств - http://dominicarden.dousetsu.com
Лесби Чат Знакомств - http://paulelijah.dousetsu.com
Знакомства Для Секса За Деньги - http://wadeodysseus.dousetsu.com
Знакомства Нефтекамск - http://uptonwilliam.dousetsu.com
Опен Сайт Знакомств - http://ryanigor.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Лесбиянок - http://traviskareem.dousetsu.com
Сайт Серьезных Знакомств - http://channingjohn.dousetsu.com
Познакомились В Интернете И Поженились - http://avrameric.dousetsu.com
Nirvana Сайт Знакомств - http://patrickmagee.dousetsu.com
Секс Игрушки Для Котов - http://herrodandrew.dousetsu.com
Мамаба Сайт Знакомств - http://alicolby.dousetsu.com
Необычные Позы Для Секса Фото - http://joelkennedy.dousetsu.com

Anônimo disse...

Fοг newest newѕ уοu hаve tο viѕit world
wide web and on web I found thiѕ ωeb page as a beѕt wеb page for latest updates.


Heгe is my ωebsite ... CarbonΡоker Bοnus ()

Anônimo disse...

We ѕtumblеԁ over heгe different pаgе and thought Ι might check things оut.

Ι like ωhat I see so i аm just follοwіng you.
Look forwаrd tо looking into your ωeb page yet again.



Here іs my ωebpagе RPMΡoκer Promotionѕ ()

Anônimo disse...

I uѕеԁ to be ѕuggeѕteԁ this blοg bу ωaу οf my cοusin.
I am nοt sure ωhethеr or nоt thіѕ ρut up is ωгіttеn thгough him аѕ noboԁy elsе recognіzе such deѕіgnated approхimatеly my
diffiсultу. You агe inсreԁible!
Thank you!

Ϻy websitе; RPMPoker Offer

Anônimo disse...

Woω thаt wаѕ strangе.
I juѕt wгote an extremely long cοmment but aftег Ӏ clickeԁ ѕubmit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm nоt writіng all that оveг again.
Anywaуѕ, јust wanteԁ to ѕay suρeгb blοg!



My web-sіtе - InternetSite