segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Marcar para Lembrar
A violência cresce, inversamente proporcional à nossa memória, que só parece diminuir.
Por que, dia após dia, pessoas são mortas e nada muda? Por que se fala das vítimas da violência só até que elas sejam as penúltimas vítimas? Por que esquece-se tão facilmente daqueles que morreram?

Talvez porque sejam muitos os que morreram e a memória-de-brasileiro não permita ir muito longe com as lembranças - especialmente as desagradáveis. Então, as pessoas ficam indignadas durante o breve lapso de uma manchete de jornal. Depois esquecem.
E talvez essa seja a razão pela qual nada mude. Porque simplesmente todos se esquecem. E foi pensando nisso que resolvemos fazer algo para mudar essa situação. Pintar todos os lugares onde alguém foi vítima da violência.
Mesmo com a chuva, o vento e os carros, sabemos que essas pinturas vão durar mais do que a memória curta e seletiva das pessoas, mas vão durar os suficiente para que dia após dia, muita gente passe por elas e lembre - ou fique sabendo - de que a violência só cresce, ainda que tentemos esquecê-la.

2 comentários:

NAVV disse...

Julian

Meu nome é Elizabeth Metynoski, tbm tenho um Movimento que luta contra a violência, a impunidade e a injustiça aqui em Curitiba. Acho que até vc deve ter visto participei do Tribuna na TV dia 13/09 ao vivo e no dia 15/09 ajudei a organizar a passeata que teve dos parentes de vitimas.
Entre em contato comigo, quero ajudar vcs. A união é a nossa força.
obs. no meu site tem o email, quero tbm divulgar o blog de vcs no site.
Elizabeth Metynoski-mãe do Giorgio Renan
Movimento Giorgio Renan Por Justiça
www.giorgiorenanporjustica.org
Membro da Rede Nacional Luta Sim Luto Não

Anônimo disse...

Oi Julian

Coloquei no site o link para divulgar o trabalho de vcs.
Elizabeth Metynoski
Movimento Giorgio Renan Por Justiça